domingo, 25 de outubro de 2009

Homem Ideal


Duas senhorinhas conversando na rua. Por alguma contingência inexplicável, ou por pura curiosidade mesmo, eu ouvi.
- E aí, menina? Soube que está namorando?
-Pois é. Estou feliz. Ele é ótimo. Você conhece, né?
-Conheço. É o Arnaldo?(inventei o nome, porque esqueci). A Julita me falou. Conheço a família toda.
Alguns detalhes se perdem por falta de objetivo na narração.
- Olha, ele é ótimo. (sabe aquele ótimo de madame? “Wóóótimo”, poxa, faltam sinais adequados pra isso) A gente fica lá em casa, faço almoço pra gente. Ele bota logo uma chaleira pra ferver e assim que acabamos de comer ele joga água fervendo na louça. Depois lava tudo. Eu disse: é bem filho de Dona Helena! Sua mãe ensinou direitinho.
- Ele lava a louça? Olha só! Isso é que é homem, minha amiga. Aproveita. O meu não faz nada em casa.
- Ai, minha filha (fiëlha, estou tentando acertar a pronúncia da moça), o meu ex-marido não fazia nada. Agora estou no paraíso.
Meu Deus! Foi isso mesmo que eu ouvi, ou teria sido um delírio. Mas não. Era isso mesmo. Duas senhoras, tipo sessentinhonas, daquelas saradas, descoladas, que estão aí na vida pra acertar, lógico.
Fiquei aqui com meus botões pensando no porquê de eu ter me irritado tanto com a conversa. E, se me irritei, por que fiquei ouvindo tanto tempo? Filho de Dona Helena, isso não me sai da cabeça. Será que um dia uma mulher vai falar do meu filho isso: filho de Dona Teresa? Ai, meu Deus(de novo eu falo em Deus, porque só ele). O melhor do cara é que ele lava a louça? E este é o grande legado da Dona Helena?
Mulheres sempre reclamam de seus homens, que largam toalhas molhadas no chão, que não levantam ou não abaixam a tampa do vaso, que não lavam louça, que não isso ou aquilo. Mas um homem que bota chaleira pra ferver durante o almoço, para poder lavar a louça logo depois!? Isso me deu uma espécie de depressão, só de imaginar esse almoço.
Quando eu tiver um namorado, da próxima vez, vou fazer assim. Mandar ele botar água pra ferver e lavar a louça toda, assim que acabar a última garfada. Pronto. Quem se habilita? Preparo o meu melhor risoto, abro um vinho, sirvo um manjar branco de sobremesa, ou ovos nevados, ou toucinho do céu, e pronto. Direto pra pia, meu filho. Lavar a louça enquanto conversamos sobre as últimas peripécias de algum personagem de novela.
Deus nos guarde!

Nenhum comentário: